Tema 36Matemática e tecnologias em toda parte.

Devolutivas das produções postadas.


1. Matemática nas finanças - Bandeirantes
Olá Eliane e Raul!
O vídeo explorado e analisado foi “Matemática nas finanças”, o grupo extraiu com êxito os pontos abordados, quanto ao item no qual a pergunta: Por que são pedidas sugestões e não atividades? Ambos responderam corretamente pois o PA não é algo concluso e sim um processo de construção de aprendizagem podendo sofrer alterações em seu percurso. Mas nas atividades propostas pela Eliane quanto ao Desafio da Tabuada e as do Raul quanto aos Softwares, estão muito sucintas, não deixando clara a metodologia de PA, estejam atentos quanto as etapas deste processo. (PA - o processo de investigação que se instala em um PA parte do tripé - questão principal, certezas provisórias e dúvidas temporárias - derivado do conhecimento prévio dos alunos e os encaminha ou para a refutação ou para validação e aprofundamento destes conhecimentos. Assim, um PA adequadamente conduzido pelos alunos e acompanhado pelo(s) professor(es) resulta no aprimoramento dos conhecimentos que tinham no início dos trabalhos no sentido de sua sistematização e formalização ou, em outras palavras, resulta em conhecimentos que se afastam do senso comum e se aproximam dos conhecimentos cientificamente validados. Trabalhar desta forma é, também, ajudar os alunos a trilhar um caminho na direção do que, mais adiante, será chamado “trabalho científico” ou pesquisa científica)
Professora Multiplicadora Priscila

2. Matemática nas feiras e mercados - Jaraguari
Olá, Ronan!
Conforme a metodologia do PA. é preciso seguir as etapas para o desenvolvimento dos trabalhos, nas quais os alunos iniciam com a socialização, na turma, de questões que traduzem suas curiosidades; buscam a questão guarda-chuva, que será o fio condutor do trabalho, as certezas provisórias, as dúvidas temporárias do grupo e assim vão construindo o processo de investigação, juntamente com as demais etapas a serem cumpridas. É importante respeitar as etapas do projeto de aprendizagem, pois elas são o diferencial, em relação ao projeto de ensino, no qual são determinadas pelo professor. As propostas de atividades foram adequadas, é possível ver as possibilidades de investigação e autoria dos alunos.No seu resumo das principais ideias abordadas no vídeo, senti falta de você ter falado sobre os conceitos de número triangular e número quadrado que foram bastante relevantes.
Olá, Luzia!
A solicitação da atividade foi: A ideia é sugerir, de acordo com o tema geral do seu P.A, duas situações de aprendizagem que poderão ser desenvolvidas com os alunos contextualizando o tema do P.A com os conceitos de matemática. Pelo que pude interpretar, você relatou o que está ocorrendo aí na sua escola em relação ao projeto, mas não fez as sugestões. A ideia era que, após assistir ao vídeo, você fizesse duas sugestões.
Prof. Mercedes

3. Matemática na cozinha - Corguinho.

Ao analisar sua postagem pude observar que que na questão onde se pergunta porque são pedidas sugestões e não atividades, você apenas fez uma menção ao PA, mas não respondeu ao questionamento, PORQUE SÃO PEDIDAS SUGESTÕES????e NÃO ATIVIDADES??. Assim, solicito que você reveja essa questão e responda ao que se pede. O P.A. trata-se de um processo de construção da aprendizagem que propicia a integração/socialização dos alunos; deve ser flexível, pois pode sofrer alterações em qualquer tempo uma vez que tem como objetivo suscitar a curiosidade, o interesse e a vontade do aluno em querer saber sempre mais. É uma forma diferenciada de conduzir o aluno na elaboração de um projeto de autoria, tornando-o assim o protagonista de suas ações.
Prof. Marta


4. Matemática na arte - Rochedo e Rio Negro (sugestão: estudar a distância - online).
EE. José Alves Ribeiro: Progetec Rosiley: Analisei a devolutiva e percebi que houve um entendimento do que foi solicitado. Poderia ter mencionado de forma mais aprofundada a situação problema que envolve as certezas provisórias e dúvidas temporárias,não podendo esquecer que o aluno deve ser consultado sobre qual tema da matemática eles desejam aprofundar-se. Está correta a situação que fomentará os questionamentos ampliando o foco dos alunos despertando o interesse destes. É relevante o papel do professor motivando e reconhecendo o desempenho de seus alunos, mostrando que os erros são importantes para reflexão pois estimula a busca de outras formas de solução para o problema. Assim, para que
consigam resolver as situações problemas apresentadas a partir da questão guarda chuva e, se obtenha o sucesso esperado é necessário que os alunos conheçam bem a ferramenta (scratch) a ser utilizada no desenvolvimento das atividades propostas.
Prof. Marta.

5. Matemática nos transportes - Nova Alvorada do Sul.
A metodologia de PA exige que as questões sejam criadas de forma democrática pelos alunos, de acordo com a sua curiosidade e interesse. A sugestão 1, da escola Delfina (Wellington), atende o metodologia de PA,mas foge do tema previsto para o grupo que é “a matemática nos transportes”. A sugestão 2,da escola Delfina (Wellington), necessita de esclarecer melhor a metodologia como acontecerá a participação do aluno, o levantamento das certezas provisórias, das dúvidas temporárias.Levar os alunos a conhecer o Scratch a partir de um jogo, como o proposto, é partir de um nível muito avançado. A estratégia mais adequada seria partir do conhecimento do ambiente de programação e suas funcionalidades, depois dos comandos de movimento, desenhos simples, aparências, sons e variáveis. Então,somente depois de trabalhados estes conhecimentos colocaríamos para o aluno uma situação problema para ser resolvida com o scratch .
Prof. Italo

6. Matemática na escola - Camapuã (Miguel Sutil e Joaquim Malaquias).

EE. Joaquim Malaquias da Silva - Progetec Alessandro:

-Atividade 1: você não direcionou a ação como deveria, o foco principal é o aluno e não o professor, por favor leia o início da orientação para a elaboração do PA.

-Atividade 2: você precisa identificar a situação problema e a partir daí apresentar a proposição de desenvolvimento da metodologia com os alunos tendo o professor como mediador. Assim as sugestões apresentadas estão fora da proposta.

-Atividade 3, você deve colocar porque são pedidas sugestões e não atividades, por se tratar de um PA, cuja metodologia exige que as questões sejam criadas de forma democrática pelos alunos, de acordo com a sua curiosidade e interesse, ou seja, a autoria deve ser totalmente do aluno e não em parte, uma vez que os alunos é que devem sugerir as atividades que serão desenvolvidas.

EE. Miguel Sutil - Progetec Marli B. Costa
Na atividade 1, Precisa mencionar para qual nível será aplicada; e na proposição das ações é necessário apresentar a situação problema que envolvem as certezas provisórias e dúvidas temporárias,não podendo esquecer que o aluno deve ser consultado sobre qual tema da matemática eles desejam aprofundar-se e, a partir daí estimular o aluno a pesquisar a tabuada.
Prof. Marta


7. Matemática no futebol - Camapuã (Camilo Bonfim, Abadia Faustino Inácio e CEEP Márcio Elias Nery).
Por se tratar de uma metodologia que visa um trabalho democrático e de autoria, a questão "Porque sugestões e não atividades?" respondida no grupo está correta, embora pudesse ter sido melhor esplanada, já que o P.A. trata-se de um processo de construção da aprendizagem que propicia a integração/socialização dos alunos; deve ser flexível, pois pode sofrer alterações em qualquer tempo uma vez que tem como objetivo suscitar a curiosidade, o interesse e a vontade do aluno em querer saber sempre mais. É uma forma diferenciada de conduzir o aluno na elaboração de um projeto de autoria, tornando-o assim o protagonista de suas ações.

EE. Abadia Faustino Inácio - Progetec Allan C. Rocha: Ao analisar sua atividade 1 notei que você menciona que “...foram realizadas estações...” e na sequência, “...serão escolhidos..” o que deixa a sua redação confusa e não fica claro a ação que será desenvolvida. Assim, peço que você refaça a redação e direcione melhor a atividade a ser desenvolvida.

EE.Camilo Bonfim - Progetec Janaina S. França e CEEP. Márcio E. Nery - Progetec Fabiana:
Analisando sua devolutiva nota-se que houve um entendimento do que foi solicitado, porém como na proposição de suas ações faltou mencionar de forma mais aprofundada a situação problema que envolve as certezas provisórias e dúvidas temporárias,não podendo esquecer que o aluno deve ser consultado sobre qual tema da matemática eles desejam aprofundar-se. Está correta a situação que fomentará os questionamentos ampliando o foco dos alunos despertando o interesse destes. Entretanto não aparece a atuação relevante do papel do professor no papel de motivador e estimulador e contribuinte dos materiais escolhidos em função do objetivo escolhido; e reconhecendo o desempenho de seus alunos, mostrando que os erros são importantes para reflexão pois estimula a busca de outras formas de solução para o problema. Assim, para que consigam resolver as situações problemas apresentadas a partir da questão guarda chuva e, se obtenha o sucesso esperado é necessário que os alunos conheçam bem a ferramenta (scratch) a ser utilizada no desenvolvimento das atividades propostas.
Prof. Marta.



8. Matemática na construção - Ribas do Rio Pardo.

São pedidas sugestões e não atividades por se tratar de um P.A, cuja metodologia exige que as questões sejam criadas de forma democrática pelos alunos, de acordo com a sua curiosidade e interesse. Os resumos dos vídeos em itens, produzidos pelo grupo, esclarecem bem os conteúdos apresentados. Nas sugestões da escola Dr. João Ponce ( Rita) foi colocado uma segunda sugestão como uma continuidade da atividade proposta na sugestão 1, porém, a idéia a princípio era propor duas atividades independentes, que contempla-se de acordo com o tema geral de seu PA os conceitos de matemática.Quando analisadas em conjunto as atividades atendem a metodologia exigida num PA, de pesquisa, autoria, participação, cooperação, uso das TIC e mediação do professor. As sugestões apresentadas, pela escola Eduardo Amorim (Rafael), contempla o tema proposto, mas carece de melhor detalhamento da metodologia exigida num PA.
Prof. Italo

9. Matemática no sítio - Sidrolândia (Prof. Catarina de Abreu, Sidrônio Antunes de Andrade, Vespasiano Martins e Kopenoti).

Um recurso também interessante para se trabalhar o tema é o Google Earth. O professor poderia desenvolver situações de aprendizagem, com investigação de imagens aéreas impressas das áreas rurais na qual os alunos poderiam propor um projeto de reforma agrária, calcular áreas de uma determinada região, encontrar uma rede de caminhos de comprimento mínimo interligando diferentes pontos, etc.Na sugestão 1 da escola Catarina de Abreu (CHARLAINE ) é colocado muito bem a situação problema e a proposta metodológica, porém, a sugestão 2 carece de fortalecer melhor como ocorrerá a contextualização com os conceitos matemáticos. As sugestões apresentadas pela escola Sidrônio Antunes ( CARSELEIA) são muito boas, todavia, poderíamos pensar em dar mais autonomia aos alunos. Os resumos dos vídeos em itens, produzidos pelo grupo, esclarecem bem os conteúdos apresentados. A resposta a questão sobre o porque são pedidas sugestões e não atividades, do Sidrônio Antunes (CARSELEIA) da claridade a questão central do PA. As sugestões apresentadas pela escola Vespasiano Martins (Maria Jéssica) contemplam a metodologia exigida no PA e o tema matemática está em tudo, porém, a sugestão 1 foge ao tema proposto para o grupo que é a “Matemática no Sítio”.
Prof. Italo


10. Matemática no parque - Sidrolândia (Paulo Firmo e Extensões).

O grupo extraiu com êxito os pontos abordados no vídeo “Matemática no Parque”, quanto ao item no qual a pergunta: Por que são pedidas sugestões e não atividades? Quase todos responderam corretamente pois o PA não é algo concluso e sim um processo de construção de aprendizagem podendo sofrer alterações em seu percurso, somente a Simone deve rever pois sua resposta não condiz com um PA.
(PA - o processo de investigação que se instala em um PA parte do tripé - questão principal, certezas provisórias e dúvidas temporárias - derivado do conhecimento prévio dos alunos e os encaminha ou para a refutação ou para validação e aprofundamento destes conhecimentos. Assim, um PA adequadamente conduzido pelos alunos e acompanhado pelo(s) professor(es) resulta no aprimoramento dos conhecimentos que tinham no início dos trabalhos no sentido de sua sistematização e formalização ou, em outras palavras, resulta em conhecimentos que se afastam do senso comum e se aproximam dos conhecimentos cientificamente validados.Trabalhar desta forma é, também, ajudar os alunos a trilhar um caminho na direção do que, mais adiante, será chamado “trabalho científico” ou pesquisa científica)
Nas sugestões de atividades as do Márcio e da Madalena estão em conformidade com a proposta, já as atividades do Cléber e Simone abordam a questões do projeto de aprendizagem mas necessitam de uma melhor estruturação, estarei enviando por e-mail material para estudo.Professora Multiplicadora Priscila
11. Matemática na música - Terenos.
Olá Lidiane, Nayane, Marcos e Andréia!
A proposta era que o estudo e a parte colaborativa da atividade fosse realizada em grupo por todos os PROGETECs de Terenos. Essa interação é importante para conhecermos outras concepções e formas de interpretação do tema abordado, bem como reelaborar nossos conceitos. A produção das duplas (Marcos/Andreia e Nayane/Lidiane) está de acordo com os objetivos da proposta do tema.
O resumo do conteúdo do vídeo em 6 itens feito por vocês evidencia que compreenderam a intenção da inserção do vídeo como material de estudo, como forma de demonstrar a aplicabilidade dos conceitos de matemática no cotidiano e suscitar ideias para trabalhar o tema nos P.As. Além disso, ao estabelecer a necessidade de um registro orientado de um vídeo é possível direcionar para os elementos que merecem maior atenção na interpretação.
Sobre o questionamento do porque ser pedido sugestões e não atividades, é importante que o Marcos e Andréia retomem a proposta do tema. Vocês estão se referindo à P.I (Pesquisa Investigativa) e descrevendo suas etapas. Embora as bases teóricas da PI e do Projeto de Aprendizagem (P.A) sejam semelhantes, não são as mesmas metodologias. O motivo por ser usado o temo sugestão foi exposto na resposta da Lidiane e Nayane, já que em um P.A, na fase em que estão seus projetos no momento, ainda não é possível saber quais serão exatamente as questões investigativas pelos alunos a partir do tema proposto pelo professor. Isso porque as atividades que o professor irá propor dependerá das questões relacionadas às dúvidas provisórias e certezas temporárias que serão elaboradas pelos alunos no início do projeto.
A ideia de propor a elaboração de sugestões de atividades integradas ao tema do P.A de cada um teve a intenção de articular os conceitos da matemática com a prática, bem como discutir as características de uma situação de aprendizagem a ser desenvolvida no contexto de um P.A. Quando propomos atividades para uso com tecnologias digitais temos basicamente dois tipos de atividades: as instrucionistas e construcionistas. As atividades no contexto de um P.A são tipicamente construcionistas e caracterizam-se por serem atividades voltadas para a pesquisa, autoria, participação ativa dos alunos, cooperação, colaboração e mediação do professor. Em algumas sugestões essas características ficam bem evidentes como: matemática e tecnologia em toda parte – Lidiane; sugestões 1 e 2 da Nayane para trabalhar os conceitos de matemática na horta da escola com uso do laptop e Scratch; as duas atividades relacionadas à agricultura familiar e a matemática com o uso do Scratch proposta pelo Marcos; horta na escola e matemática – Andréia. O caminho para a apropriação da metodologia é esse mesmo: estudo, discussão, reflexão e prática!
Parabéns ao grupo!
Vamos continuar conversando...
Abraços,
Dirce

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@